sexta-feira, 17 de junho de 2011

Stijn Schaars: Análise e comentários de Diogo Viana ( in Maisfutebol); Domingos: «Schaars vai ajudar muito o ataque»



Depois de um matador, o Sporting contratou um patrão. Um líder em campo, capaz de pensar todo o futebol da equipa e, sublinhe-se, um médio que era uma das principais referências da Liga holandesa. Stijn Schaars, ao contrário de Ricky Van Wolfswinkel, não é uma promessa de farto potencial. É, aos 27 anos, um jogador de gabarito, internacional holandês e capitão do AZ Alkmaar, que ainda há dois anos se sagrou campeão.

A chegada ao Sporting surpreendeu não só os portugueses, mas também os conterrâneos de Schaars. O médio, que esteve no último Mundial, embora não tenha sido utilizado, era dado como certo no PSV Eindhoven. Aliás, ainda durante esta quinta-feira, notícias na imprensa holandesa falavam da mudança como um dado adquirido. Os leões jogaram, por isso, na antecipação.

E, com isso, parecem ter tudo para se darem bem. Tal como aquando da apresentação de Wolfswinkel, o Maisfutebol voltou a socorrer-se da experiência de Diogo Viana (ex-junior do Sporting), do F.C. Porto, no campeonato holandês para analisar o reforço. 

«É uma grande contratação. Superior à do Wolfswinkel. Confesso que me surpreendeu bastante. Estamos a falar do capitão do AZ Alkmaar, um esquerdino nato, que joga de cabeça levantada e tem uma óptima qualidade de passe. O futebol do AZ passava todos pelos pés dele e no Sporting vai ser igual, de certeza», assegura o jovem extremo português.

Para trás, ficam seis temporadas no AZ Alkmaar, onde chegou em 2005, oriundo do Vitesse, a troco de 1,7 milhões de euros. A afirmação no novo clube foi simples e, aos poucos, começou a despertar a cobiça de outros emblemas. O Panathinaikos quis levá-lo em 2008, mas Schaars não se deixou seduzir pela Liga grega. O futuro passa por Portugal.


Poucos golos, mas bonitos


Diogo Viana não tem problemas em admitir que ficou contente com esta contratação da sua antiga equipa. «Fico satisfeito porque é um jogador que vem acrescentar muita qualidade à nossa liga, não tenham dúvidas», justifica.

«Faz-me lembrar o Hugo Viana dos grandes jogos. Um pé esquerdo fabuloso, muito bom a temporizar o jogo e um perigo nas bolas paradas. Não é bem um médio defensivo, será mais aquilo a que agora se chama um número 8», explica.

Schaars não é homem de muitos golos. Prefere-os bonitos, talvez. Na última temporada, entre campeonato e Liga Europa, fez 37 jogos e marcou, apenas, um golo. É, por isso, um valor na sombra dos heróis. Poderá ser um apoio fundamental para a afirmação de Wolfswinkel como goleador. Será essa a esperança do Sporting, ao voltar a recorrer ao mercado holandês. Uma aposta correcta, diz Diogo Viana.

«A Holanda esteve na final no último Mundial. O campeonato tem jogadores fabulosos, muito tecnicistas. Não têm grande história em Portugal, como se sabe, mas a qualidade não engana», conclui. 




Domingos já falou sobre o novo jogador verde-e-branco



Um dia depois da apresentação de Stijn Schaars, Domingos Paciência destacou as qualidades do jogador holandês, frisando que se trata de "um médio defensivo que vai ajudar muito o ataque."
"Vai emprestar à equipa qualidade e capacidade, conseguindo um grande equilíbrio defensivo, o que alivia os colegas para outro tipo de funções", disse o timoneiro leonino, à margem do Congresso Internacional de Futebol de Pontevedra.
Domingos enfatizou ainda a aposta leonina em jogadores europeus, isto depois de o Sporting já ter garantido a contratação de Ricky van Wolfswinkel, outro futebolista "laranja".
"São jogadores que estão mais adaptados ao nosso futebol e isso permite-nos consolidar o mais rápido possível o que pretendemos", disse Domingos.

OPINIÃO LEÃO: Para começar sabemos que é um nº8, defende bem, bom pé esquerdo e pensa o jogo. Uma versão holandesa do Steven Gerrard.
Resumindo: boa contratação. Duque e Freitas em acção!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Opinião Leão "é" a opinião dos leitores.
Comentem e mostrem as vossas ideias
SL