segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Fim da Paciência: Domingos sai do Sporting e é substituído por Ricardo Sá Pinto. Grandes males grandes remédios.


E assim foi.
Não sei se rir, porque Domingos Paciência começava a ser o culpado por todos os males que aconteceram ao Sporting esta época, de todas as más exibições, da eliminação da Taça da Liga, do 5º lugar na Liga Zon-Sagres....ou chorar, pois é triste saber que ainda ontem Godinho Lopes disse que o Domingos ia permanecer no Sporting e no dia seguinte demite-o do clube, o que mostra a qualidade da gente que manda neste Sporting.

Se vai criar instabilidade na equipa? Não tenho a certeza, mas a cabeça de Domingos Paciência estava a prémio e estávamos a ficar fartos deste Sporting que é melhor dos últimos anos (teoricamente) e o pior praticamente. Desse modo a chicotada psicológica era necessária.
Domingos já tem experiência na Liga e já fez bons trabalhos noutras equipas mas mostrou-se um treinador vulgaríssimo que apesar de contar com bons jogadores não os consegue pôr a jogar bem e pior do que isso: não põe os jogadores a jogar com garra e vontade.

É nessa parte que entra Sá Pinto. Ricardo Coração de Leão.
Quase que rima dizer Sá Pinto e Garra.
Que melhor suplemento vitamínico para este Sporting "zombie"? Sá Pinto!
É prata da casa e nestas situações penso que o melhor é recorrer àqueles que nos são queridos e por amor ao clube serão capazes de lutar e vencer!
Estamos a falar duma pessoa que depois de se reformar como jogador tirou o curso de treinado UEFA Pró, foi adjunto na União de Leiria, director desportivo do Sporting e treinador dos juniores até há..poucas horas.
Trabalho nos juniores esse que foi brilhante! Tal como a equipa principal, as equipa sub-19 encontrou-se este ano com uma excelente "fornada" de jovens jogadores, e Sá Pinto fez maravilhas com eles, sendo o pior momento a expulsão da Next Gen Series, frente ao Inter.
Os juniores com Sá Pinto não perderam um único jogo para o campeonato de juniores e mostraram um futebol (muito) eficaz, com muito garra e vontade. Estão em 1º lugar, com mais 13 pontos que o 2º (benfica). Com uma diferença de golos de 83-13 (marcados/sofridos).

Só tem dois pontos fracos:

  •  falta de experiência em frente a equipas grandes;



  • e um ponto fraco que é mais do Sporting do que dele: É muito difícil para um treinador ser bem sucedido no Sporting. Paulo Bento foi dos melhores nos últimos anos (com jogadores muito mais fracos dos que agora temos) e agora é treinador da Seleção. Carlos Carvalhal veio para o lugar dele, fez um trabalho mediocre e agora está no Besiktas. Paulo Sérgio veio em 2010/2011, foi mal sucedido e agora está no campeonato Escocês. E Couceiro? Está agora no Lokomotiv de Moscovo.


O que têm em comum? Foram "queimados" no Sporting e agora estão a ser bem sucedidos noutras equipas.
E eu sempre disse Sá Pinto seria treinador do Sporting um dia, mas se fosse já esta época o risco de ser o próximo da lista dos "treinadores mal-sucedidos" seria gigantesco. Precisava de amadurecer. Tal como Paulo Bento amadureceu nos juniores. Tal como Sá Pinto pode vir a ser: o próximo Paulo Bento.
Vamos ver como corre, e claro, espero o melhor ao nosso novo treinador. E peço a todos os adeptos do Sporting que tenham calma com o que possa vir a acontecer com o Sporting e com o Sá Pinto. Vamos ver se conseguimos manter este mais de 9 meses! Já parece mal.

Mas ao contrário de muitos da blogosfera leonina eu não vou criticar o Godinho Lopes e o Domingos Paciência. Há alturas na vida em que temos de fazer o melhor que podemos com aquilo que temos e ponto final! Nada de andar a choramingar que agora podíamos estar com outro presidente ou que o Domingos não devia ter saído da equipa, ou que a culpa é dos árbitros, das lesões ou da imprensa!
Vamos mas é trabalhar e pôr este Sporting no topo, que é o lugar aonde pertence!


FORÇA SÁ PINTO! METE ESSA MALTA TODA A JOGAR FUTEBOL! NEM QUE SEJA PRECISO RECORRER À CHAPADA!
EU ACREDITO EM TI SPORTING!

1 comentário:

  1. Pois despedimos um treinador com sucessos anteriores como treinador e fomos buscar outro com sucessos anteriores como... boxeur ? Quem manda no Sporting ? os neonazis da Juve Leo ? o vicepresidente das fotos no tunel e do incendio na Luz ? Os jogadores tem os ordenados em dia ?
    Que miséria !!!

    ResponderEliminar

O Opinião Leão "é" a opinião dos leitores.
Comentem e mostrem as vossas ideias
SL