terça-feira, 12 de abril de 2011

Evolução- Rui Patrício

Já antes fiz um post do género com a análise ao trabalho do Yannick Djaló e decidi hoje fazer um para aquele que esta época está a ser o jogador: mais valioso, em melhor forma e que mais vezes tem salvado o Sporting. Falo de Rui Patrício.



Nome: Rui Pedro dos Santos Patrício
Nacionalidade: Portugal
Idade: 23 anos (15-02-1988)
Naturalidade: Leiria
Altura: 1.89m
Peso: 86kg

Contrato: 2013 (cláusula de rescição de 20.0 Milhões de EUR)
Agente: Jorge Mendes

Este jovem jogador, que iniciou-se no futebol como avançado e um dia, graças a deus, foi acabar na baliza, tem feito correr muita tinta nos jornais desportivos devido ao suposto interesse de grandes clubes europeus.

A sua relação com os adeptos nem sempre foi unânime devido a erros causados pela falta de experiência e maturidade que nunca cairam bem no universo leonino. Muitos adeptos culpavam-no de muitos dos males que aconteciam ao clube enquanto que outros sempre tiveram esperança que este tinha muito talento e que um dia seria um GR de topo e que seria o futuro guardião da selecção Portuguesa.
Mas o que é certo é que desde Paulo Bento até José Couceiro, Patrício sempre foi a principal escoha para as redes Leoninas. Na sua concorrência teve Ricardo (o único a quem não conseguiu "roubar" o lugar), Tiago, Stojkovic, Ricardo Baptista e mais recentemente Timo Hildebrand. Este último pode ser a razão da grande época que o "marrazes" tem feito.

Um grande GR. Grandes reflexos, boas saídas aos cruzamentos, com tendência para defender penalties, muito concentrado e determinado.

FORMAÇÃO


Rui Patricio jogava no Sport Clube Leiria e Marrazes até que um dia impressionou um olheiro do Sporting que o trouxe para o clube. Fez a sua primeira época na formação em 2001/2002 foi subindo de escalão em escalão até à época de 2006/2007 onde iria fazer o seu primeiro jogo como sénior (contra o Deportivo durante a pré-época).

1º JOGO OFCIAL


19 de Novembro de 2006
Ricardo e Tiago estavam lesionados e o Paulo Bento chamou Rui Patricio que na altura era ainda um junior.
Jogou os 90 minutos e o momento alto da sua estreia foi a defesa ao penalty marcado por Kanu.

2007/2008- A Afirmação


Vladimir Stojkovic impôs-se na baliza do Sporting e era dado como o substituto de Ricardo que tinha sido transferido para o Bétis de Sevilha.
Mas um dia foi Rui o escolhido para o jogo contra o Leixões e começou a afirmar-se como uma boa aposta. No jogo seguinte contra o Man. United voltou a ser opção. Com a U.Leiria também. E assim foram decorrendo os jogos e Stojkovic...ficava a ver a evolução do Marrazes.

Fez 34 jogos oficiais e sofreu 30 golos.

Jogos mais importantes (na minha memória): os dois contra o Basileia na Taça UEFA (onde fez as suas primeiras grandes exibições).

Foi convocado por Scolari para o Euro 2008.

2008/2009 A Confirmação


Mais importante na equipa do que na época anterior (também não tinha grande concorrência para o lugar: Tiago e R. Batista).

Fez 34 jogos oficiais e sofreu 32 golos.

Jogos mais importantes: o jogo da Supertaça contra o Porto onde fez grandes defesas e defendeu um penalty de Lucho Gonzalez; os dois jogos contra o Shaktar Donetsk para a liga dos campeões; o jogo contra o Bayern Munique em que sofreu 7(!) golos (obviamente este não é um jogo importante pela positiva).

2009/2010 Finalmente uma peça fulcral



Digo uma peça fulcral pois foi totalista da liga pela primeira vez.

Fez 49 jogos e sofreu 51 golos.

Jogos mais importantes: 2º jogo contra o Twente onde "marcou" o golo que nos fez passar a eliminatória.

2010/2011 Melhor guarda-redes português?



Melhor época de Rui Patricio de sempre (mais a nivel exibicional do que estatístico), o que levou à sua primeira intercionalização pela selecção A.

Fez até agora 39 jogos oficiais e sofreu 38 golos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Opinião Leão "é" a opinião dos leitores.
Comentem e mostrem as vossas ideias
SL