domingo, 10 de junho de 2012

Casos a decidir: Amido Baldé

Numa altura em que se fala da necessidade de arranjar algum jogador para fazer concorrência a Wolfswinkel no ataque leonino não nos podemos esquecer de um jovem vindo da nossa formação: Amido Baldé.



O Sporting vai ter que pensar muito na preparação da época que se avizinha e o jovem internacional sub-20 Português entra nessa linha na medida em que o seu contrato acaba para o ano (2013) e, assim, encontramos-nos numa fase importante do seu futuro: o que vai o Sporting fazer com ele?

Um jovem avançado, muito forte fisicamente ( 193 cm; 88 Kg) mas não tosco.
Esteve esta época emprestado ao Cercle Brugge (tenho gostado desta parceria) tendo contabilizado 22 jogos e 6 golos. (nºs melhores do que os de Hugo Vieira, que foi quase reforço do Sporting). De salientar que esteve indisponível durante algumas semanas por lesão.

Qual o seu futuro?

  • EQUIPA PRINCIPAL: O Sporting precisa de opções para a posição mais avançada do onze, isso é sabido, mas terá Amido qualidade para fazer concorrência a Wolfswinkel? As suas características são diferentes das dos restantes concorrentes ao lugar (Wolfswinkel, Bojinov, Rubio, Wilson Eduardo, Betinho (torna-se sénior este ano),...), mas será a sua qualidade a decidir se fica ou não no plantel principal. Qualidade essa que, pensamos nós, é inferior à de Wilson Eduardo, apesar de se tornarem de jogadores muito diferentes, até porque Wilson Eduardo actualmente é mais um extremo. Mas mesmo pensando no jovem emprestado ao Olhanense como um extremo, Amido ainda teria pela frente Bojinov, que ainda não tem o seu futuro bem definido (o Opinião Leão defende que deve continuar na equipa, mas se algum clube fizer uma boa proposta então deixem-no ir).                                                E também não esquecer Rubio, que mostrou muito potencial, apesar de ser ainda muito jovem.                                                                                   
  • EQUIPA B: Já na equipa B ainda não estou a ver muitos avançados (até ao momento só se conta com jogadores acabados de vir dos juniores como Gael Etock, Betinho e Altaír Júnior). Seria uma boa escolha para Amido: teria muitos minutos, seria provavelmente a referência do ataque leonino e estaria de olhos no plantel principal. Mas....: não seria bom para o jogador passar do Campeonato Belga para a segunda Liga Portuguesa (apesar de a Liga Orangina ser muito competitiva, mas a menor qualidade não só poderá não agradar ao avançado como afectar a sua evolução).
  • NOVO EMPRÉSTIMO: Mas não o mandávamos para o Cercle outra vez. Apesar de ter jogado bem esta época, a melhor opção seria colocá-lo num patamar de dificuldade superior. Quem sabe o Deportivo, já que as relações entre os dois clubes têm estado bem e seria interessante ver as exibições num grande campeonato como o espanhol (e acreditamos que seria capaz de surpreender, dependendo das oportunidades) OU uma equipa da Liga Zon-Sagres (muito provavelmente a melhor opção, devido à visibilidade que teria e ao interesse que equipas como Rio Ave, Gil Vicente e Vit. Setubal (por exemplo) teriam em contar com um jogador com as suas características para a próxima época).
  • VENDA: Se não tiver futuro no clube não há volta a dar. Problema é arranjar interessados, coisa que não sabemos se há.
OPINIÃO LEÃO: Não é fácil decidir pois depende do que o jogador conseguir produzir. A nossa escolha seria um empréstimo a um clube da Liga Zon-Sagres e: renovação do contrato se valer a pena, ou venda antes que o contrato acabe.

Um bom jogador, vice-campeão do mundial Sub-20! Tem qualidade, isso acreditamos profundamente.
ESPEREMOS QUE CORRA TUDO DA MELHOR MANEIRA!

2 comentários:

  1. O Sporting devia de ter um "Conselho de Sábios",(M.Fernandes;Inácio;Pedro Gomes; Venâncio, etc) que analisariam os jogadores que o treinador , de momento, quisesse dispensar, e verificar se teriam qualidade agora ou mais tarde representar o Sporting. Se sim continuaria do Sporting, mas emprestado a outro clube. Se não rescindiam o contrato. Hoje o treinador A não quer o jogador X, mas amanhã o treinador B lamenta-se de não poder contar com o jogador X. Assim evitavam-se decisões erradas. S.L.

    ResponderEliminar
  2. Não é porque vem da formação que deve ficar e jogar forçosamente no Sporting.Lá porque marcou 6 golos (uma ninharia) em 22 jogos no campeonato belga (que referencia!), que tem categoria suficiente para ser o substituto do Ricky.Longe disso. O melhor é deixá-lo lá onde está (ou pô-lo na equipa B para ver melhor do que é "feito") e procurar um jogador do calibre do holandês (se não melhor...), para o substituir.

    É preciso pôr o coração de lado e olhar a realidade com OLHOS DE VER.

    Deixem-se de pieguices! Um departamento de futebol como o do Sporting, não se pode gerir com sentimentos, mas sim com muito profissionalismo e realismo.

    ResponderEliminar

O Opinião Leão "é" a opinião dos leitores.
Comentem e mostrem as vossas ideias
SL