segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Amadorismo, cabeça já a pensar no Porto ou respeito hierarquico em demasia


Volto a escrever devido à grande indignação que sinto hoje dentro de mim. Fiquei louco com os primeiros jogos da era Keizer, assim como muitos Sportinguistas, e nutro um grande respeito pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido desde o início da era Frederico Varandas. Continuo a apoiar esta estrutura, esta equipa e este treinador independentemente de tudo.

E não fiquei nada nervoso ao sofrer o 1-0. Acho que todos nós estamos a ficar habituados a inicíos em contramão e remontadas posteriores. Mas hoje não foi assim.

Inícios de jogo penosos
Não é de agora, mas o Sporting começa todos os jogos num ritmo anestesiante. Acho muito estranho que não pareça haver qualquer tipo de tentativa de começar o jogo "a matar" ou simplesmente a assumir o ataque seguro no jogo. A forma de jogar do Sporting que nos tem habituado parece que não se consegue impôr até ao fim dos primeiros 10 minutos de jogo.

Ausência de soluções
Partir num jogo destes sem Bas Dost é logo à partida complicado, mas quanto a isso não havia nada a fazer. Obrigou-nos a ir a jogo apenas com Montero, vindo de lesão, como único ponta de lança disponível. Diaby parece-me um jogador muito capaz de jogar nessa posição, mas tem sido mais nas alas que se tem exibido. Se a isto somar-mos a ausência de Jovane Cabral, fica a pergunta: que extremos nos sobram no fim disto?
Pessoalmente, acho que Nani fez um jogo fraco, bastante fraco. É capaz de resolver um jogo, mas não acho que esteja em condições de o fazer atualmente. Bolas perdidas, 1 ou 2 segundos a mais com a bola nos pés,... O estatuto que tem pesa muito, mas o rendimento não pode ser ignorado. Além disso voltou de uma lesão recentemente. Gosto do Raphinha, mas não conseguiu um jogo estrondoso hoje.
Olhando ao meio-campo a coisa melhora um pouco. Bruno Fernandes é o motor desta equipa, claramente o jogador com maior rapidez de execução, melhor definição e tudo o mais que o torna um craque, o craque que é. Mas quando a bola não está em dia de ir para a baliza, as coisas complicam. Acontece aos melhores, e aconteceu hoje a ele. Teve muitas oportunidades, mérito de Cláudio Ramos, que fez uma estrondosa exibição (mais uma). Wendel e Gudelj, pouco tenho a dizer, o brasileiro esteve razoável (por vezes ausente) e o sérvio não fez nada de encher o olho...
Na defesa.... Bruno Gaspar, para mim, não devia ter jogado hoje. Penso que Ristovski era um jogador mais talhado para este jogo. O português ainda não convenceu e, sinceramente, acho que para isto mais valia termos mantido o Ricardo Esgaio nos quadros... Saudades de Piccini. Coates e Mathieu,  mesmo com alguns amadorismos aqui e ali, são, claramente, intocáveis. Odeio o André Pinto. Honestamente. Não entendi a compra do Marcelo e sonho com o sucesso de Domingos Duarte e o milagre de ficarmos com o Demiral (um sonho mesmo...). Acuña é dos meus favoritos. Hoje teve uma exibição e uma atitude de louvar, pensei mesmo que iria acabar o jogo sem cartão amarelo... mas há coisas que quando não estão para acontecer naturalmente, acontecem de forma surreal. Enfim. Não falo de Jefferson.

Hierarquias
Porque não jogou Luiz Phellype? Está com ritmo e não seria um jogo campal como este que iria depender de muitas rotinas, sobretudo na posição dele. Penso que o fato de nem sequer ter sido convocado foi muito má escolha.
Porque não jogou Ristovski?
Porque não jogou Petrovic? Melhor do que Gudelj não me parece impossível, neste jogo.
Porque não foi convocado o Jovane? Esta é dúvida pura, não sei mesmo. Seria um abre latas útil.

Acho que Keizer gere imensamente bem as hierarquias no Sporting. Já se tem verificado isto. Mas hoje penso que foi exagerado.

Fico muito desiludido com este resultado. As estatísticas não enganam, o Sporting trabalhou imenso. Valeu em muito o nosso mau arranque, Cláudio Ramos e um Tomané que sacou um golaço (já contra o Chaves sobremos um golo de uma época, não entendo).


A seguir venha o Porto. Acredito que alguns jogadores tivessem esse jogo no pensamento. Todos temos, será o primeiro teste contra um grande e acredito num bom jogo.
Força Sporting!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Opinião Leão "é" a opinião dos leitores.
Comentem e mostrem as vossas ideias
SL