domingo, 12 de maio de 2013

O LEÃO NÃO-EUROPEU


     Após tantos anos em que as competições europeias nunca nos foram estranhas eis que nos deparamos com um cenário novo: o Sporting Clube de Portugal não vai participar em nenhuma competição europeia. A época de 2013/2014 será a primeira época de Bruno de Carvalho e uma época atípica. Poderá vir-se a falar de um ano Zero, de um recomeçar do Sporting, de um passo atrás para dar dois à frente.
     O assédio de clubes estrangeiro a alguns jogadores leoninos ganha assim novos contornos.
     Estando fora da Europa o clube terá maiores dificuldades em manter alguns jogadores e pior ainda, maior dificuldade em adquirir-los. O mercado de transferências poderá vir  ser duro para os lados de Alvalade, mesmo que o presidente tenha dito que com ele o Sporting não iria "vender jogadores a preço de Saldo". Competições Europeias representam dinheiro, e não havendo essa fonte o clube terá de arranjar dinheiro de outra forma. Jogadores como Patrício e Capel encontram-se bem referenciados pela Europa, e um ano sem jogar numa montra europeia pode levá-los a deixar o clube.
     Será certamente um ano com um sabor diferente, a seco para os adeptos. Ainda à 1 ano tinhamos eliminado o Manchester City (que se iria tornar campeão Inglês) e o Metalist em direção às meias-finais da Liga Europa frente ao Atletic Bilbau.
     No entanto estar fora da Europa significa menos jogos. Menos jogos implica menor cansaço, menor tendência a lesões. O Sporting pode lutar pelas competições internas com maior dedicação e sem a necessidade de um plantel volumoso.
     E por falar em plantel volumoso: o sustento de tantos jogadores será impraticável, e como tal muitos jogadores serão vitimas de uma "vassourada". Sobretudo alguns jogadores emprestados (ex: Elias, Onyewu, Pranjic e Bojinov implicam custos elevados).

     Mas... e se o Sporting realmente conseguir fazer uma boa temporada? E se para o próximo ano a equipa for bem formada e preparada e se apresentar a bom nível? E se conseguir chegar à Liga dos Campeões?
 
     Será que o "tempo livre" do Sporting para o próximo ano se mostrará útil para uma boa temporada?
Ou será um ano mais difícil pela ausência de jogos Europeus?


Sem comentários:

Enviar um comentário

O Opinião Leão "é" a opinião dos leitores.
Comentem e mostrem as vossas ideias
SL