sábado, 20 de maio de 2017

O meu plantel para 2017/18 - Defesa Central

Na linha do que tenho feito nas duas últimas publicações (GR e DE).

DC-Sebastián Coates, Paulo Oliveira, Rúben Semedo e André Pinto
O primeiro setor a ser reforçado para a época que aí vem. E sinceramente o que parece ter menos "ciência". Com estes 4 jogadores acredito que estamos mais que bem servidos para uma época inteira.
Apenas um indiscutível: Sebastian Coates. O Uruguaio manteve-se sempre no eixo da defesa em grande nível, dominando nas bolas no ar e sendo provavelmente o central com melhor saída de bola no plantel. Nada indica que irá sair, mas se tal acontecer não o deverá ser por valores inferiores a 8M € (atendendo que o seu valor de mercado atual ronda os 7M segundo o transfermarkt).
Paulo Oliveira e Ruben Semedo discutem um lugar ao lado do gigante Uruguaio. Pessoalmente acredito que o Semedo tem mais potencial (mais rápido, mais ágil) mas Paulo Oliveira apresenta níveis de concentração superiores, sendo mais fiável.
Só aqui temos 3 boas opções, contrastando com o que se verificou nas laterais. Imaginar que já tivemos uma dupla Maurício-Sarr (aquele golo sofrido mesmo no fim contra o Maribor...).

A somar a estes três atuais vem André Pinto do Braga. Parece ser um bom negócio, uma opção fiável já com muitos jogos na Primeira Liga a custo zero (sem olhar para os prémios de assinatura claro, a ver). Não sendo um jogador que me deixe eufórico com a sua chegada, acredito muito mais no português do que por exemplo em Douglas.

E por falar em Douglas.
Saídas - Douglas e Ewerton
Já gostei bastante do Ewerton, mas não parece ter futuro neste Sporting. As lesões são uma maldição e a concorrência parece não facilitar as coisas para o brasileiro. Já Douglas nem cheguei a ter uma opinião formada. Um sonho antigo do JJ que veio para ver o Sporting jogar. Foi isto. Ambos devem ter mercado e, visto que nada acrescentam a um Sporting com já 4 boas opções, o Sporting deve tentar arranjar os melhores negócios possíveis. Ewerton por exemplo tem mais 2 anos de contrato, sendo uma das melhores oportunidades para vender.

Casos a resolver -  Tobias Figueiredo e Domingos Duarte
O primeiro é um caso que me incomoda um bocado. Já acreditei bastante nele, pela sua garra, o seu ar concentrado de quem parece que vai arrancar um dente a um avançado e por marcar alguns golos (chegou a fazê-lo pela primeira equipa e tudo).
No entanto, Tobias Figueiredo parece estar numa fase decrescente da sua carreira. O empréstimo ao Nacional da Madeira não foi propriamente feliz e a equipa acabou mesmo por acabar no último lugar no campeonato. Não se impôs definitivamente e até foi expulso 3 vezes. Um novo empréstimo parece ser a melhor solução, resta-nos acreditar no valor do jovem português.

Já o segundo nunca me deu grandes esperanças mas esteve num nível surpreendente para quem fez a sua primeira época na Primeira Liga e fora do Sporting. Domingos Duarte é um jogador a ter em conta nos quadros do Sporting. Prevê-se um novo empréstimo pois um lugar no plantel será caro.

Deixar ainda uma nota final: Merih Demiral
Enquanto escrevo este post estou a ver o Sporting-Guimarães em juniores, e lembro-me de um jogador que me surpreendeu no pouco que vi. Atenção ao turco, tão cedo não se estreará na equipa A, mas o futuro parece que pode passar por lá. Cuidado com ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Opinião Leão "é" a opinião dos leitores.
Comentem e mostrem as vossas ideias
SL