quinta-feira, 18 de junho de 2015

Ingleses loucos com William Carvalho


Uma imagem que merece ser partilhada. (imagem retirada da página do Facebook "Ups, Mete Gelo"- https://www.facebook.com/upsmetegelo).

Infelizmente não vi todo o jogo dos sub-21, no qual venceram a favorita Inglaterra por 1-0, golo de João Mário. Jogaram ainda Paulo Oliveira, Ilori, Esgaio, William, Mané, Iuri e Ricardo Pereira (se contarmos que fez formação no Sporting).

Estou bastante entusiasmado com esta seleção, das melhores que tenho memória. Esperemos que este Europeu corra bem.

Mas não bem o suficiente para que o William saia! É sabido o seu assédio por clubes de terras de sua majestade e a imagem é esclarecedora. Mas agrada-me imenso a ideia de ter William trabalhado nas mãos de Jorge Jesus.

Força Portugal! Força Sporting!

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Competências, Princípios e Desprezo

Marco Silva está oficialmente fora do Sporting Clube de Portugal.

Foi imensamente criticado desde o dia da sua apresentação, pelo facto de não parecer muito contente e por dizerem ser benfiquista. Critiquei várias vezes a falta de ambição que a equipa mostrava por vezes, sobretudo na eminência de jogos grandes, ou pelo facto de tirar insistentemente o Carrillo de campo mesmo que o Nani estivesse num dia não e o peruano a partir a loiça toda, por não apostar mais vezes no Gauld ou Podence,... Coisas.

Foi inumeras vezes atacado por todos os lados por todos os jornais que dia sim dia não lhe perguntavam se ia ou não sair do Sporting, como estava a relação com o presidente, se se tinham chateado, como poderia ele gostar de frango assado sabendo que o presidente prefere bitoque,...

E lá foi fazendo o seu trabalho. Sempre com um ar sério (fazendo lembrar um pouco o estilo de Leonardo Jardim), evitando falar de arbitragens, assumindo a culpa na hora certa (ao contrário de outros),...

E assim o Sporting fez uma época ainda melhor do que no ano passado. Limpou a sua imagem na Europa, sendo traído pelo jogo na Alemanha contra o Shalke que nos impediu de ir mais longe. Bateu o recorde de pontos no campeonato neste século. Não perdeu na Luz. Venceu no dragão. E mais importante: deu um titulo ao clube.

Um título que tão cedo não será esquecido. Não só pelo que representa (o fim de um jejum de 7 anos) mas pela forma heróica e épica como foi conseguido.

Isto tudo feito pelo treinador que esteve sempre debaixo de fogo.

Marco Silva mostrou competência, profissionalismo, enorme caráter e potencial para uma carreira recheada de sucessos.

Como tal, acho inadmissível para um clube como o Sporting fazer o que foi feito hoje. Estou sem palavras.

Mesmo não sabendo as histórias por trás das picardias entre treinador e presidente, ninguém merece esta facada. Ninguém merece ser despedido assim depois de uma época destas. Depois de fazer o que muitos não conseguiram: dar títulos ao Sporting. Tivemos Jesualdo, Vercauteren, Oceano, Sá Pinto, Domingos Paciência, Paulo Sérgio, Carlos Carvalhal,... e nem um título. Nada.

O Leonardo Jardim, admirado por muitos de nós, teve uma saída digna. O Marco Silva foi despedido por via de advogados e um comunicado.

Não sei se o Marco Silva é o tal diabo disfarçado de anjo que dizem ser. Não sei que conflito houve entre presidente e treinador. Não sei de nada.

O que sei é que tudo isto foi uma demonstração de falta de ética, falta de princípios, falta de carácter e um forte golpe num futuro com estabilidade e sucesso, uma combinação que tem faltado no clube.

Rescisão por justa causa? Por não ter usado o fato do clube na final da Taça de Portugal? O Sporting é superior a isso. Pelo menos devia ser. Não se esqueça disso Sr. Presidente.

Jorge Jesus é melhor? Não posso dizer o contrário.
Mas isso não pode ser desculpa para correr a pontapé com o nosso treinador. Pelo menos até me provarem que estou enganado em relação a ele.
Até lá...

Obrigado por tudo Marco Silva. Pela forma como defendeste o nosso clube. Pelo carácter que mostraste ao longo da época. Pela época que fizemos. Pela Taça de Portugal. E que fique ela como última imagem.
Obrigado.