quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Transferências: Joãozinho e Marius Niculae

    É com bons olhos que tenho visto as mais recentes movimentações de mercado do Sporting, sobretudo no que toca a contratações. Investimentos de baixo risco e aposta em jogadores que conheçam bem o campeonato português.
    A par disso têm saído também alguns jogadores com vista à redução da folha salarial e oportunidade de lucrar enquanto os jogadores ainda têm algum valor de mercado (dificilmente alguns jogadores conseguirão-se valorizar esta época, e o mais provável é que muitos deles continuem a perder valor).

JOÃOZINHO (BEIRA-MAR)-Emprestado
    Uma contratação interna, um jogador jovem e um risco baixo (na medida em que o jogador encontra-se na equipa por empréstimo até ao final do ano). Entrou na equipa numa altura em que a saída de Insua para o Grêmio parecia inevitável...no entanto, o negócio não se concluiu e a equipa tinha mais uma opção para o lado esquerdo da defesa.
Uns dias depois o argentino saiu para o Atlético de Madrid, tendo assim Joãozinho vaga aberta para a equipa.

    Trata-se de um jogador alto, jovem, defende bem e além disso é português (é sempre bom ver equipas cada mais vezes "portuguesas").
Estreou-se já no último jogo contra o Vitória de Guimarães e deu boas indicações na 1ª metade do jogo (toda a equipa baixou o nível no segundo tempo). Gostei sobretudo da facilidade e qualidade de cruzamento. No entanto mostrou falhas no entrosamento com a equipa, algo normal, mas que precisa de ser corrigido para o melhor da equipa e do futebol leonino.

    Fico agradado com esta contratação, mas o português tem até Junho para se mostrar útil para o futuro do clube, e se tal não acontecer...adeus.


MARIUS NICULAE (VASLUI)
    Surpresa! Admito que não estava nada à espera desta "re"-contratação.
Passados 8 anos o avançado romeno volta a Alvalade, tendo ainda um lugar especial no coração dos adeptos leoninos.
    Um jogador forte, em boa forma nos últimos anos (12 golos a contar esta época e 21 na época passada) apesar de já não ser um jovem.
Estou ansioso por vê-lo com a nova camisola do Sporting, um momento interessante.
P.S. NEGÓCIO CANCELADO (JOGADOR JÁ JOGOU EM 2 CLUBES ESTA ÉPOCA)

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Sai Vercauteren«»Entra Jesualdo | Sai Izmailov«»Entra Miguel Lopes... e Ventura

Dias atarefados em Alvalade...


Saída de Verceuteren-
-Ele pediu dois meses, dois meses foram-lhe dados, os resultados não apareceram. Pior, os que apareceram foram muito mas mesmo muito maus.
Pena isto acontecer. Não me orgulho que mais um treinador (e agora estrangeiro) tenha sido "consumido" pelo Sporting. Acreditei que por ser estrangeiro e por parecer ser alguém disciplinador e rigoroso poderia trazer bons resultados, mas tal não se verificou.

Mas a partir do momento em que Jesualdo Ferreira foi contratado para manager do Sporting já se sabia o que se estava a passar: Vercauteren estava na corda bamba e já tinha um substituto no clube mesmo antes de ser demitido.

Nota: Não tenho a certeza disto, mas pelo que li, num só dia Godinho Lopes teve duas conversações com o treinador belga: uma na qual deu a ideia que o treinador ainda tinha o seu lugar em Alvalade, e outra na qual o demitiu. Sendo verdade só tenho uma coisa a dizer: Godinho Lopes mostra ser uma barata tonta perdida em Alvalade (que não admite demitir-se). Penso que esta falta de liderança e de "mão" no Sporting são algumas das causas do nosso mau momento atual.



"Entrada" (para mim isto é uma promoção) de Jesualdo-
-Veremos no que isto dá. Já não dá emoção ver um novo técnico chegar ao Sporting de tão banal que se tornou esse "ritual" (de tendência sadomasoquista/ suicída dirão alguns).
Trata-se do treinador mais experiente e mais ganhador que passa este ano pelo Sporting, mas isso não garante vitórias nem títulos (a curto prazo então nem se fala). Esperemos que seja bem sucedido e que ponha o Sporting nos lugares cimeiros que merece.



Sobre o atual momento do clube, Jesualdo Ferreira apontando alguns problemas que encontrou no balneário verde e branco.

«O que senti foi um clima de dúvida, especialmente em relação aos jogadores. Algumas tristeza que as pessoas têm quando se trata de um clube grande. Essa dinâmica e este processo ajudou-me a identificar algumas questões, até mais de natureza técnica. Senti que alguns jogadores são muito novos, com níveis de idade arriscados para uma equipa para o Sporting. Temos jogadores de várias origens, de nacionalidades e também de conceções futebolísticas. Havia muita instabilidade e falta de organização coletiva em toda a estrutura», disse.

Com base nisto, o novo treinador do Sporting deixou um aviso aos jogadores: «É importante que entendam o que significa estarem a um ponto da linha de água. Quem veio rotulado como estrela, pelo menos pela imprensa, estar nesta posição não é agradável. Vamos falar do ego dos jogadores e da necessidade de eles entenderem que isto não é o caminho. São jogadores internacionais e percebem que a este nível o futuro deles não será tão risonho quanto esperariam. Não se têm lembrado disso e não têm correspondido na prática. O outro aspeto importante é o sucesso das qualidades deles em campo. Quem duvida da sua própria capacidade não rende.»
In Zerozero.pt

Gostei deste primeiro discurso de Jesualdo, sobretudo este excerto. Objetivo, assinalou os que lhe parecem ser os problemas da equipa.

Gostaria só de comentar mais uma coisa sobre o novo treinador: a sua convocatória para o jogo de amanhã contra o Paços de Ferreira para a Taça da Liga.

Guarda-redes: Rui Patrício, Marcelo Boeck;
Defesas: Xandão, Boulahrouz, Pedro Mendes, Cédric;
Médios: Diego Capel, Carrillo, Labyad, Fito Rinaudo, Adrien, Pereirinha, Ricardo Esgaio, Pranjic, Jeffren, Zezinho;
Avançados: Ricky van Wolfswinkel, Viola
Onde estão o Rojo e o Insua????? Só teremos Pranjic como def. esquerdo convocado...
Esperemos que não estejam de saída de Alvalade, seria uma facada muito, mas mesmo muito grande. 

E por falar em saídas....



Sai: Izmailov
Entra: Miguel Lopes e Ventura (empréstimo de 6 meses com opção de compra).

Para mim este negócio vai dar muito, mas mesmo muito, que falar.
Poderá ser bom para o Porto, poderá ser bom para o Sporting, poderá ser bom para ambos,....ou mau para as duas partes.
O principal fator será mesmo o próprio russo e o que for capaz de fazer na invicta.

Trata-se de um grande jogador, não há dúvida alguma, mas foi sempre muito afetado por lesões que o impediam de jogar muitas vezes e no mínimo meia época (ou mesmo quase a época toda).
O Porto ganha assim um suplente de luxo e o jogador uma última oportunidade de relançar a carreira.
Já o Sporting com a sua saída perde um dos melhores jogadores (mas que raramente estava pronto a jogar), poupa em salários e acaba com um "problema" que tinha no plantel (na medida em que estava muito tempo lesionado e o jogador esteve envolvido em algumas polemicas com pessoas do clube). P.S. Sporting fica com 50% de uma futura venda do jogador (o que é improvável render algo útil ao clube, na medida em que já não é um jovem)

É pena. É pena.


Ganha também Miguel Lopes
-dava-nos jeito um defesa direito para compensar as exibições menos positivas de Cedric, trata-se de um jogador internacional por Portugal (é sempre bom ter mais portugueses) e poderá vir a ser útil.
MAS....
-estava em final de contrato, logo poderia até assinar pelo Sporting a custo zero. Má opção.
-o Porto fica com 50% dos valores de uma futura transferência. Também se verificou o mesmo com Izma e o SCP, mas o defesa português tem 26 anos e probabilidades de ser vendido no futuro mais elevadas.
-o clube fica assim com: Miguel Lopes, Cedric, Arias, Pereirinha, Eric Dier, Boulahrouz e Esgaio como opções para o lado direito da defesa. A menos que alguém saia (e esperemos que não seja o Cedric ou o Arias) fica algum excesso de opções para essa posição. É preciso ter cuidado.

Miguel Lopes e... Ventura (empréstimo)
Ventura na foto com Rui Patrício, colegas nas seleções jovens e por vezes na  seleção principal
Pouco tenho a dizer do jogador. Não é um mau guarda-redes, mas tendo Boeck no banco não entendo...
Esperemos que não signifique a saída de um dos guarda-redes (o brasileiro foi dito em ligações com um clube suíço).

Que dia....

FORÇA SPORTING!!!
EU AINDA ACREDITO!!